chevron_left
USO DE EXTRATOS VEGETAIS E ÓLEOS ESSENCIAIS NO MONITORAMENTO, PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE
23-05-2024
Observatório - USO DE EXTRATOS VEGETAIS E ÓLEOS ESSENCIAIS NO MONITORAMENTO, PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE

Pesquisa desenvolvida na Unochapecó testa o uso de óleos naturais no combate ao mosquito da dengue

Um projeto de pesquisa desenvolvido na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) estuda o emprego de extratos vegetais no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de vírus da dengue, Zika e Chikungunya.

A pesquisa estuda o uso de diversas plantas, a exemplo do Drimys brasiliensis (casca-d’anta), Dendranthema grandiflorum (crisântemo), Pinus elliottii (pinus), Casearia sylvestris (guaçatonga), Arrabidea chica (crajirú), Uncaria tomentosa (unha-de-gato) e Jacaranda puberula (jacarandá) como larvicida e repelente contra esse vetor. A pesquisa conta com professores pesquisadores e estudantes de mestrado e doutorado. A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

Destacamos a importância da pesquisa para a sociedade, considerando a epidemia da dengue na região, no Estado de Santa Catarina e no Brasil. A professora Maria Assunta Busato, coordenadora do projeto e Larissa Beatriz Waskow, gerente de Ciência e Pesquisa da Fapesc concederam entrevista ao programa “Santa Inovação” da TV da Assembleia Legislativa de SC para esclarecer detalhes relacionados à pesquisa e os financiamentos de pesquisa pela Fapesc. A entrevista pode ser acessada e assistida no canal do YouTube:
https://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/tval/noticia_single_tval/pgm-132-santa-inovacaeo-inovacoes-contra-a-dengue-26-04-24.

Fonte: Unochapecó

Comentar

Comentários

É uma honra fazer parte desses pesquisadores. Juntos contra a dengue.

Manuelle Osmarin Pinheiro de Almeida

25.05.2024 09:22

Uma pesquisa de impacto na comunidade que repercutiu nacionalmente.

Junir Antônio Lutinski

23.05.2024 15:59