chevron_left
PPGCS participa do I Seminário de Imigrações da Unochapecó
07-10-2025
Observatório - PPGCS participa do I Seminário de Imigrações da Unochapecó

No dia 01 de outubro de 2025 ocorreu nas dependências do salão de atos da Unochapecó o I Seminário de Imigrações. O evento foi uma iniciativa firmada entre a Instituição de Ensino e o projeto de Extensão Unomigrações, coordenado pela professora Dra. Odisseia Paludo Fontana, docente do curso de direito e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em direito.

Participaram do seminário estudantes, professores e coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da Unochapecó, demais representantes da instituição como a diretora de pesquisa, ensino e extensão da pós-graduação stricto sensu professora Dra. Vanessa da Silva Corralo, além de profissionais das políticas públicas sociais dos municípios da região, representantes das entidades civis de defesa e proteção aos imigrantes e os próprios imigrantes vinculados ao curso de gestão de relacionamentos para imigrantes.

Na oportunidade, foi lançado o dossiê intitulado: “migrações: fluxos, desafios e perspectivas” publicado na revista grifos, que conta com 10 artigos científicos sobre a temática da imigração e que pode ser acessado através do seguinte link: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/issue/view/359.

Além disso, o espaço do seminário possibilitou que os pesquisadores, docentes e estudantes da Unochapecó vinculados aos mais diversos programas de pós-graduação stricto sensu e cursos de graduação, pudessem apresentar as pesquisas científicas e projetos de extensão relacionados ao tema da imigração que vem sendo desenvolvidos nos campos da educação, direito, saúde, relações internacionais, etc. Nessa perspectiva, os estudantes e docentes do PPGCS apresentaram as pesquisas que vem sem realizadas no campo da saúde sobre a temática.

O evento proporcionou a troca de experiências na perspectiva da imigração a partir de um olhar interdisciplinar, visando qualificar o acolhimento e a integração dos imigrantes no município de Chapecó – SC e região. Além disso, a presença dos imigrantes permitiu um diálogo aberto e sensível a partir da perspectiva daqueles que vivenciam a imigração na prática diária.

Fonte: Unochapecó

Comentar