Grupo de pesquisa “saúde e ambiente” do PPGCS promove debate sobre relatório do IPCC
28-05-2024
Observatório - Grupo de pesquisa “saúde e ambiente” do PPGCS promove debate sobre relatório do IPCC

Na data de 27 de maio de 2024 o grupo de pesquisa saúde e ambiente vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unochapecó realizou um encontro com a professora mestra em enfermagem Albimara Hey, docente do IFPR de Palmas, para abordar o tema relativo ao impacto das descobertas e projeções do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) sobre a sociedade.

Participaram do encontro os docentes e estudantes vinculados ao grupo, que desenvolvem suas pesquisas de mestrado e doutorado a partir da linha de pesquisa saúde ambiente, e os estudantes do referido programa que se vinculam a outras linhas de pesquisa, mas que se interessaram pelo tema, devido a articulação transversal que as alterações climáticas apresentam com a saúde humana.

Em sua fala a professora abordou sobre os impactos que as alterações climáticas proporcionam na sociedade como um todo e em especial como afetam a saúde humana, colaborando para o surgimento de diversos agravos, uma vez que a saúde é determinada e relacionada à diversos fatores. Albimara também reforçou a necessidade e a importância do trabalho interdisciplinar com vistas a desenvolver ações para mitigar o problema.

A fala foi considerada de importância extrema diante do cenário que estamos vivendo, contribuindo para que os mestrandos e doutorandos ampliassem a sua compreensão sobre a temática e a sua relação com a saúde e a doença, a fim de pensar formas de enfrentamento coerentes com a realidade que se apresenta.

Fonte: Unochapecó

Comentar

Comentários

Excelente discussão, tema pertinente e de interesse de todos.

Junir Antônio Lutinski

28.05.2024 10:06