Estudantes do PPGCS ministram aula no curso de administração da Unochapecó
28-05-2024
Observatório - Estudantes do PPGCS ministram aula no curso de administração da Unochapecó

No dia 27 de maio de 2024 as discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCSS), Amanda Maria Steffler e Cleidiane Cigognini, ministraram uma aula na disciplina “Comunicação Organizacional” no curso de Administração da Unochapecó.

A referida disciplina é ministrada pelo professor Duilio Pedro Schaefer Júnior. A aula ministrada pelas estudantes fez parte da atividade obrigatória do componente curricular do PPGCS “Formação e Ensino em Saúde”. A atividade visava inserir os mestrandos e doutorandos na prática da docência, como forma de possibilitar contato com a realidade da sala de aula, com vistas a qualificar e profissionalizar a docência no ensino superior.

Para esta inserção na disciplina as estudantes elencaram o tema da Inteligência Emocional, escolhido de acordo com a grade curricular do curso. Na atividade as discentes abordaram os seguintes assuntos: Emoções (nomeando e definindo o que são as emoções); Mente racional e mente emocional (consequências na tomada de decisões); Autoconhecimento (conhecendo a si mesmo, para entender como as próprias emoções funcionam); Autogerenciamento (como lidar/gerenciar com as próprias emoções); Competências pessoais (competências associadas ao caráter ou personalidade de uma pessoa - criatividade, pensamento crítico, empatia); Competências sociais (habilidades comportamentais que o indivíduo aprende ao longo da vida, mas que interfere no relacionamento com o outro - capacidade de resolver problemas, liderança,  flexibilidade, atitude positiva).

De acordo com as discentes, a atividade e a participação da turma foram consideradas como positivas, uma vez que possibilitaram não apenas a vivencia prática do contato com a docência no ensino superior, mas também a integração através da interdisciplinaridade entre o campo das ciências da saúde e o campo da administração.

 

Fonte: Unochapecó

Comentar