Estudante de doutorado do PPGCS da Unochapecó participou de evento de encerramento das atividades do ano de 2023 junto a equipe de endemias do município de Chapecó – SC
27-12-2023
Observatório - Estudante de doutorado do PPGCS da Unochapecó participou de evento de encerramento das atividades do ano de 2023 junto a equipe de endemias do município de Chapecó – SC

Na manhã do dia 22 de dezembro a estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da saúde da Unochapecó, Eduarda Caroline Ceriolli Martinello, a convite do biólogo da secretaria Municipal de Saúde de Chapecó e professor do PPGCS Dr. Junir Antônio Lutinski e da enfermeira de endemias Karina Giachini, realizou uma palestra com os Agentes de Combates as Endemias (ACE) do município de Chapecó. A atividade ocorreu no auditório do Centro de Eventos e contou com a presença de 70 profissionais ACE.

O objetivo da atividade foi proporcionar um momento de integração entre os Agentes, bem como reflexão sobre o tema da saúde mental e os processos de sofrimento psíquico, a partir de uma atividade coletiva. Durante a atividade os trabalhadores falaram sobre questões relacionadas a sua saúde mental em pequenos grupos e posteriormente, a estudante fez uma fala sobre este tema de maneira crítica.

Vivemos um momento no qual a saúde mental tem sido tratada de forma descontextualizada e individualizada. Ao invés de ser abordada de maneira integral e como parte do contexto social e de vida dos sujeitos, ocorre uma supervalorização de questões individuais e comportamentais dos indivíduos em detrimento dos outros determinantes que influenciam na saúde mental. Essas concepções reducionistas, geram maior sofrimento dentre as pessoas e em nada colaboram para enfrentar os determinantes sociais de saúde. Falar sobre o tema de maneira ampla e contextual pode colaborar no engajamento para com as lutas coletivas de transformação social. Falar de saúde mental é falar do contexto de vida das pessoas, da realidade que vivenciam e da importância dos direitos humanos e sociais.

Fonte: Unochapecó

Comentar