chevron_left
Doutorando do PPGCS ministra aula sobre Redes de Atenção à Saúde para imigrantes internacionais
30-06-2025
Observatório - Doutorando do PPGCS ministra aula sobre Redes de Atenção à Saúde para imigrantes internacionais

Na última quarta-feira, dia 25 de junho de 2025, o doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unochapecó, Ubiratan Alegransi Bones ministrou uma aula para os alunos do projeto Unomigrações, com foco nas Redes de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde (SUS) e no autocuidado em saúde. A atividade teve como objetivo ampliar o conhecimento dos participantes sobre os diferentes níveis de atenção – primária, secundária e terciária – e os serviços disponíveis no município, promovendo a autonomia no acesso e no uso qualificado do sistema de saúde pública.

Um foco ainda maior foi dado à Estratégia Saúde da Família (ESF) na Atenção Básica como porta de entrada fundamental para o acolhimento, a prevenção, o diagnóstico precoce e o cuidado integral da população. Os alunos de diversas nacionalidades, incluindo Argentina, Haiti e Venezuela, foram convidados a compreender com mais profundidade quais serviços de saúde devem buscar em diferentes situações de necessidade.

Mais do que transmitir informações técnicas, essa aula teve um papel social e pedagógico fundamental de orientar imigrantes que, por vezes, desconhecem seus direitos e os caminhos para buscar atendimento no sistema público de saúde. Ao facilitar o entendimento sobre o funcionamento do SUS, promove-se não apenas o empoderamento desses cidadãos, mas também sua inserção mais efetiva na sociedade brasileira.

Ao qualificar os imigrantes participantes do curso com conhecimentos práticos sobre o acesso à saúde e o autocuidado, o projeto contribui para sua autonomia, para a valorização de sua saúde e, sobretudo, para o fortalecimento de competências essenciais para sua integração no mercado de trabalho. A formação em saúde pública torna-se, assim, um instrumento de cidadania e desenvolvimento, permitindo que esses estudantes possam crescer de forma mais segura, informada e resiliente em seus novos contextos de vida e trabalho.

Fonte: Unochapecó

Comentar