chevron_left
Doutoranda do PPGCS realiza estágio de doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto
10-01-2025
Observatório - Doutoranda do PPGCS realiza estágio de doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto

A Unochapecó mantém importantes parcerias com instituições internacionais para realização de mobilidade acadêmica nos diferentes níveis de ensino. Entre as instituições parceiras, está a Universidade do Porto, uma renomada instituição que recebe inúmeros estudantes todos os anos. A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Clenise Liliane Schmidt, teve a oportunidade de realizar um período de estágio no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, para o desenvolvimento da pesquisa que embasa a construção da sua tese. Trata-se de um estudo comparativo entre Brasil e Portugal, sobre as condições de trabalho e de saúde da força de trabalho de enfermagem em processo de envelhecimento. Segundo Clenise, “conhecer a realidade dos serviços de saúde de Portugal e vivenciar o processo de trabalho do enfermeiro é fundamental para análise dos resultados da pesquisa e construção da tese com maior robustez”.

Durante o período de estágio, Clenise teve a oportunidade de conhecer o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), uma das principais referências de saúde do país. No serviço atuam mais de 2.500 enfermeiros, distribuídos nas mais diversas áreas. Além do CHUSJ, ela conheceu também os serviços de Atenção Primária que integram o novo modelo de saúde do país. “Desde o início de 2024, Portugal adotou as Unidades Locais de Saúde (ULS) como modelo de organização dos serviços de saúde, objetivando integrar melhor os cuidados. Conhecer esse novo modelo organizativo, assim como as atribuições do enfermeiro nesse contexto, tem sido uma experiência enriquecedora para minha formação” ressalta a doutoranda.  

Apesar do curto período de estágio, cerca de 2 meses, a estudante destaca que “os objetivos da mobilidade foram alcançados e o aproveitamento do tempo está diretamente ligado à construção de um plano de trabalho prévio à chegada em Portugal. Outro aspecto facilitador nesse sentido, foi contar com a mediação da minha orientadora, Dra. Vanessa da Silva Corralo (Unochapecó) e da coorientadora, Dra. Maria Manuela Martins (ICBAS – Universidade do Porto) para o desenvolvimento das atividades.”

Fonte: unochapecó

Comentar