Docentes e discentes do PPGCS participam de projeto de extensão com imigrantes
06-06-2024
Observatório - Docentes e discentes do PPGCS participam de projeto de extensão com imigrantes

No dia 05 de junho de 2024 as discentes do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde Eduarda Caroline Ceriolli Martinello e Chancalyne Vivian em conjunto com a professora doutora Letícia de Lima Trindade e as acadêmicas de enfermagem da Unochapecó realizaram uma atividade com 40 imigrantes trabalhadores da agroindústria Aurora.

O encontro fez parte do projeto de extensão Unomigrações e Aurora, realizado a partir da parceria entre a Unochapecó e a agroindústria Aurora, objetivando promover a gestão dos relacionamentos pessoais, sociais e laborais e a integração dos imigrantes internacionais trabalhadores da empresa na sociedade Chapecoense.

O projeto Unomigrações e Aurora conta com um total de 16 encontros, semanais, abordando temas relacionados a saúde, direitos e deveres, autocuidado, gestão financeira e comunicação. No dia 05 ocorreu o 110 encontro do curso, o qual abordou a temática da saúde mental, com vistas a trabalhar aspectos que podem contribuir enquanto recursos para melhorar a saúde psíquica destes imigrantes. O tema da saúde mental recebe atenção mediante esse público, os quais sofrem impactos psicológicos em decorrência da imigração, uma vez que ao deixar o seu país de origem, de maneira inesperada e sem planejamento, a maioria dos imigrantes se distancia da família e de sua rede social de apoio.

Além do projeto em parceria com a aurora, cabe salientar que o Unomigrações é um projeto guarda-chuva que possui outras ações junto aos imigrantes internacionais na região, e é dirigido pelos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Unochapecó, recebendo financiamentos da CAPES. 

O projeto como um todo e o encontro sobre a saúde mental foi recebido com entusiasmo pelos imigrantes participantes. 

Fonte: Unochapecó

Comentar

Comentários

Parabéns aos estudantes e docentes envolvidos em capacitações para imigrantes. Estes movimentos qualificam a formação, a prática profissional e, principalmente, aproximam a Universidade da comunidade e suas necessidades.

Vanessa da Silva Corralo

07.06.2024 09:54