Ensino do Tema Animais Peçonhentos na Educação Básica

FERNANDA STAUB ZEMBRUSKI

Observatório de Saúde

JUNIR ANTONIO LUTINSKI

Observatório de Saúde

Resumo

Ensino do Tema Animais Peçonhentos na Educação Básica

Este artigo é uma reprodução. O conteúdo original pode ser encontrado em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/54420

Aulas envolvendo a temática animais peçonhentos e sua importância ecológica podem ajudar a evitar acidentes ou a mortalidade dos animais.

FERNANDA STAUB ZEMBRUSKI
JUNIR ANTONIO LUTINSKI

Abordar a temática “animais peçonhentos” em sala de aula pode causar dificuldades para o professor de Ciências e Biologia, pois é comum pensar que animais peçonhentos devem ser eliminados do ambiente por causarem acidentes e até mesmo o óbito de seres humanos. Nesse contexto, há a necessidade do professor de Ciências e Biologia utilizar metodologias adequadas para que o conhecimento acerca desses animais seja significativo e possibilite uma compreensão sobre a conservação destes animais, bem como da prevenção de acidentes.

Dessa forma, os objetivos do trabalho foram identificar a abordagem utilizada por professores de Ciências e Biologia sobre o tema animais peçonhentos nos Ensinos Fundamental e Médio e conhecer os recursos didáticos utilizados nesta abordagem. Para isso, foi utilizado um questionário construído na plataforma Google Forms.

Evidenciou-se que 94,3% dos professores abordam a temática dentre os conteúdos trabalhados e, nesta abordagem, os táxons mais relatados foram as serpentes, seguida dos escorpiões e das aranhas. A maior parte dos professores indicou a biodiversidade e o papel destes animais no ecossistema como abordagens utilizadas. A estratégia didática mais relatada foi por meio de vídeos e documentários, seguida por livros didáticos.

Todos os professores relataram que as aulas envolvendo a temática animais peçonhentos e sua importância ecológica podem ajudar a evitar acidentes ou a mortalidade dos animais, e assim destaca-se a importância de o assunto ser abordado com qualidade na educação básica.

Percebe-se que os professores reconhecem a necessidade de atenção para com o assunto, mas também nota-se a dificuldade e falta de estratégias dos mesmos para abordar o assunto em sala. Através deste estudo, busca-se informar e conscientizar a comunidade em geral sobre a importância dos animais peçonhentos no ecossistema e os métodos para prevenir acidentes. Ao desmistificar esses animais e destacar seu papel na biodiversidade, a pesquisa visa capacitar as pessoas a adotarem medidas preventivas informadas, reduzindo os riscos de encontros perigosos. Além disso, ao oferecer orientações aos educadores sobre como abordar o tema em sala de aula, o estudo tem o potencial de impactar positivamente a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis em relação à convivência com esses animais.

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