FERNANDA STAUB ZEMBRUSKI
Observatório de Saúde
JUNIR ANTONIO LUTINSKI
Observatório de Saúde
Resumo
Ensino do Tema Animais Peçonhentos na Educação Básica
Este artigo é uma reprodução. O conteúdo original pode ser encontrado em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/54420
Aulas envolvendo a temática animais peçonhentos e sua importância ecológica podem ajudar a evitar acidentes ou a mortalidade dos animais.
FERNANDA STAUB ZEMBRUSKI
JUNIR ANTONIO LUTINSKI
Abordar a temática “animais peçonhentos” em sala de aula pode causar dificuldades para o professor de Ciências e Biologia, pois é comum pensar que animais peçonhentos devem ser eliminados do ambiente por causarem acidentes e até mesmo o óbito de seres humanos. Nesse contexto, há a necessidade do professor de Ciências e Biologia utilizar metodologias adequadas para que o conhecimento acerca desses animais seja significativo e possibilite uma compreensão sobre a conservação destes animais, bem como da prevenção de acidentes.
Dessa forma, os objetivos do trabalho foram identificar a abordagem utilizada por professores de Ciências e Biologia sobre o tema animais peçonhentos nos Ensinos Fundamental e Médio e conhecer os recursos didáticos utilizados nesta abordagem. Para isso, foi utilizado um questionário construído na plataforma Google Forms.
Evidenciou-se que 94,3% dos professores abordam a temática dentre os conteúdos trabalhados e, nesta abordagem, os táxons mais relatados foram as serpentes, seguida dos escorpiões e das aranhas. A maior parte dos professores indicou a biodiversidade e o papel destes animais no ecossistema como abordagens utilizadas. A estratégia didática mais relatada foi por meio de vídeos e documentários, seguida por livros didáticos.
Todos os professores relataram que as aulas envolvendo a temática animais peçonhentos e sua importância ecológica podem ajudar a evitar acidentes ou a mortalidade dos animais, e assim destaca-se a importância de o assunto ser abordado com qualidade na educação básica.
Percebe-se que os professores reconhecem a necessidade de atenção para com o assunto, mas também nota-se a dificuldade e falta de estratégias dos mesmos para abordar o assunto em sala. Através deste estudo, busca-se informar e conscientizar a comunidade em geral sobre a importância dos animais peçonhentos no ecossistema e os métodos para prevenir acidentes. Ao desmistificar esses animais e destacar seu papel na biodiversidade, a pesquisa visa capacitar as pessoas a adotarem medidas preventivas informadas, reduzindo os riscos de encontros perigosos. Além disso, ao oferecer orientações aos educadores sobre como abordar o tema em sala de aula, o estudo tem o potencial de impactar positivamente a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis em relação à convivência com esses animais.